Publicações

/

GUIAS

Guia 19 - Câmaras Térmicas - Conceitos Básicos, Realização do Ensaio Térmico e Avaliação do Relatório de Ensaio

Data: janeiro 04

Objetivos: Apoia os laboratórios na preparaçãoo e realização de estudos de comportamento térrmico de Câmaras Térmicas (estufas, muflas e incubadoras) e avalia a sua adequabilidade aos processos em que são utilizados, bem como efetua uma abordagem ao cálculo das incertezas associadas aos valores térmicos.


Guia 20 - Decreto Lei, nº 78/2004 - Anexo II - Especificações sobre o Conteúdo do Relatório de Autocontrolo

Data: janeiro 06

Objetivos: O objetivo deste Guia é a uniformização dos critérios mínimos para elaboração de um Relatório de Autocontrolo de modo a dar cumprimento aos requisitos do Anexo II do Decreto - Lei 78/2004.Este documento estabelece linhas de orientação para as instituições que caracterizam as emissões de fontes fixas.


Guia 21 - Exposição dos Trabalhadores às Vibrações - Apontamentos sobre Estimativa das incertezas de Medição

Data: janeiro 06

Objetivos: Procura estabelecer o procedimento a seguir na avaliação da incerteza da medição nos ensaios de medição de vibrações no corpo humano.Destina-se a complementar os princípios gerais, indicando-se as grandezas intervenientes na avaliação da incerteza associada aos resultados das medições.


Guia 22 - Cálculo de Incertezas - Acústica

Data: abril 12

Objetivos: O presente documento tem como objetivo estabelecer os modelos matemáticos associados à metodologia a seguir na avaliação da incerteza dos resultados nos Ensaios de Acústica.


GUIA 22 - CÁLCULO DE INCERTEZAS - ACÚSTICA DE EDIFICIOS - VOLUME I

Data: setembro 2021

Objetivos: Com a elaboração deste Guia, os autores propõem que este possa constituir um documento orientador, possibilitando aos Laboratórios de ensaio de acústica de edifícios que estes implementem, de forma harmonizada, os seus cálculos de incerteza. Para a utilização dos modelos apresentados, deve ser tido em conta o seu domínio de aplicação (espaço das situações em que ele deve poder funcionar), o qual fica desde logo fixado pelo conteúdo das hipóteses de base que serviram à sua caraterização e definição.



Ao continuar a navegar nesta página web, o utilizador está a concordar expressamente com a colocação de cookies no seu computador que permitem medir estatísticas de visitas e melhorar a qualidade dos conteúdos oferecidos. Veja a política de cookies aqui.
2013 © RELACRE - Todos os direitos reservados
webdesign by
EFNDT
Eurachem
Eurolab
ICNDT
IMEKO
UILI